Mulheres no mercado de trabalho: o preconceito ainda existe?

Mulheres no mercado de trabalho: o preconceito ainda existe?
Posted on 29mar

Mulheres no mercado de trabalho: o preconceito ainda existe?

by Fabricio AltieriCategories Sem categoriaTags , Nenhum comentário

Nesse mês das mulheres, nós da Oxi-Maq queremos homenagear essas guerreiras incríveis, que vêm se destacando enormemente em diversos mercados, apesar da dificuldade.

É fundamental dizer que os mercados que atendemos no nosso segmento costumavam ser pouco convidativos para mulheres, mas atualmente, seja como Hobby ou como profissão, o cenário mudou e hoje elas ocupam seu espaço, mostrando que vieram para ficar.

Neste artigo, queremos destacar a importância das mulheres no dia a dia da Oxi-Maq e também mostrar que nossa empresa tem os olhos no futuro, sempre aceitando o novo e buscando acolher de forma digna e profissional nossas clientes, neste mundo de ferramentas.

Qual a importância das mulheres nos segmentos que atendemos na Oxi-Maq?

Como você já deve saber, os mercados da construção civil, elétrica, hidráulica e mecânica em geral não costumam ser os mais convidativos para as mulheres. O que podemos fazer é tentar reverter, diariamente, esses conceitos.

Nós acreditamos nisso, tanto que em nossas lojas, não são raros os exemplos de colaboradoras que se especializaram neste universo de máquinas e ferramentas. (e no final deste artigo você vai conhecer uma personagem muito importante da nossa história).

Um exemplo de setor em que a contratação de mulheres cresceu exponencialmente nos últimos anos é o da construção civil, seja nos canteiros de obra, seja como cabeça do processo produtivo ou como chefe de projeto. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, estima-se que nos últimos quinze anos a absorção de mulheres pelo setor da construção civil cresceu quase 50%, e que mais de 200 mil mulheres já trabalham nesse mercado hoje no Brasil.

É tão nítida a crescente presença da mulher em setores predominantemente masculinos, que essa ascensão tem despertado a atenção de empresas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que auxiliam nas atividades. No agronegócio, um grande exemplo disso é a nossa parceira Guarany, umas das líderes em pulverização no país, que lançou no mercado um novo produto para atender as particularidades das operadoras que utilizam o equipamento no campo.

Mulheres

Temos muitos outros exemplos que gostaríamos de citar, mas encerraremos nosso artigo homenageando uma mulher que faz parte do nosso dia a dia e que merece um destaque especial, por todo o impacto que gera nas nossas vidas.

Nascida em Conceição de Almeida na Bahia, caçula de nove irmãos, Daildes, aos 5 anos foi para São Paulo, onde passou dificuldades como pobreza e preconceito. Todas essas dificuldades a fortaleceram e a ensinaram a buscar forças dentro de si para superar os desafios que a vida proporciona.

Teve seu primeiro emprego informal aos 10 anos como babá para ajudar sua família. A vida dos irmãos melhorou, juntos abriram uma loja de material de construção e lá ela foi trabalhar aos 14 anos.

Sempre teve o sonho de fazer uma faculdade e trabalhar em uma multinacional, e aos 21 anos, com muita garra, conseguiu realizar seu sonho. Passados os anos, logo conseguiu alcançar uma posição na liderança de vendas e assim foi sua trajetória profissional até chegar a Oxi-Maq, onde está há 4 anos.

Por aqui, Daildes é referência de mulher, mãe, esposa e profissional. Assumiu a gestão de dois departamentos da área comercial, trabalhou com muita garra durante o período de lockdown, mantendo um faturamento crescente.

Daildes à frente de sua equipe feminina: Giseli, Julia, Priscila, Fernanda e Joyce.

Ela tem um lema e compartilha com a gente: “Diante das dificuldades e das crises você tem que reagir rápido e criar saídas. A diversidade, a mudança e a dificuldade só me tornam forte e diante disso eu não reclamo e não choro. Eu tenho mil exemplos que poderiam ter me feito uma fracassada, alguém diferente de quem sou hoje, mas na verdade só serviram para me fortalecer.”

Você também deve conhecer uma infinidade de mulheres fortes, dedicadas, eficientes, guerreiras de verdade. A Oxi-Maq se orgulha de poder contar com várias dessas mulheres em sua história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Back to Top