Pistola de pintura: Conheça as principais diferenças e as aplicações.

Pistola de pintura: Conheça as principais diferenças e as aplicações.
Posted on 13abr

Pistola de pintura: Conheça as principais diferenças e as aplicações.

by Fabricio AltieriCategories FerramentasNenhum comentário

A pistola de pintura é um tipo de ferramenta indispensável em diversos processos automotivos, industriais, e também podem ser utilizadas em pinturas para a construção civil em geral.

Elas fazem com que o trabalho de pintura fique muito mais preciso e eficiente, criando um resultado final muito mais interessante.

Vamos apresentar aqui as principais aplicações, tipos de pistola e mostrar alguns dos modelos dentre os que vendemos aqui na Oxi-Maq.

Quais são os dois tipos principais de pistola de pintura?

Vamos começar falando sobre o posicionamento da caneca de tinta na pistola de pintura e quais são os impactos entre escolher uma pistola por sucção e uma pistola gravitacional.

Quando falamos em pistola de pintura, existem diferenças entre os modelos e seu modo de funcionamento.

  • A pistola de sucção utiliza a pressão do ar gerada por um compressor para enviar a tinta à pistola, para então dispersá-la na superfície a ser pintada. Com o caneco de tinta na parte de baixo, essa pistola é uma excelente opção para quem precisa pintar grandes áreas com frequência, além de ser um modelo que é, geralmente, mais barato do que os de gravidade.
  • A pistola de gravidade utiliza menos pressão por parte do compressor, já que também utiliza a gravidade para distribuir a tinta na pistola. Como o caneco de tinta fica na parte de cima da pistola, a própria gravidade já ajuda no impulsionamento. Esse tipo de pistola é mais interessante para projetos menores, ou com mais variação de tintas em menores quantidades.

Além disso, outra diferença fundamental para escolher entre as duas envolve a viscosidade dos produtos que serão utilizados na pintura.

Obtenha detalhes sobre quais tipos de tinta utilizar para cada tipo de pistola com a nossa equipe de vendas, seja pessoalmente ou pelo Whatsapp.

Além do posicionamento da caneca de tinta, outro aspecto que precisa ser observado são os tipos de pulverização que esses equipamentos oferecem. Existem dois modos principais de pulverização:

  • Pulverização convencional: esse é o tipo de pulverização mais conhecido pelos pintores em geral. Esse processo de pulverização acaba colocando mais tinta no ar e menos na peça, isso porque com a pressão que é utilizada (algo entre 40 e 60 PSI), grande parte da tinta acaba nebulizando, o que afeta a cobertura e faz com que mais tinta seja necessária.
    Alguns consideram que esse é um bom preço a ser pago pelos excelentes resultados que essa técnica traz, mas nem todo mundo pensa desse jeito. Por isso, foi criada uma alternativa a este sistema, o HVLP.
  • Pulverização HVLP: essa sigla significa alto volume e baixa pressão, e é um contraponto às características da pulverização tradicional. Ao fazer a pintura com uma pressão menor (no método HVLP a pressão utilizada é entre 15 e 45 PSI) é diminuída a nebulização da tinta, fazendo com que a tinta renda mais. Basicamente, com mais tinta na peça e menos tinta no ar, a economia de produto é algo bem interessante.

Devo me preocupar apenas com a pistola de pintura?

De forma alguma! Além da pistola de pintura, o compressor, a tinta ou primer precisam ser analisados com cuidado, já que nem sempre o compressor e a pistola de tinta são compatíveis.

O recomendado nesses casos é sempre seguir as configurações de pressão e abertura recomendadas pelo fabricante da pistola e do compressor, já que cada modelo tem suas particularidades e, além da relação entre pistola de pintura, o bico, a tinta e o compressor, é importante lembrar que existe também o aspecto do ambiente, que pode afetar consideravelmente os resultados da pintura.

Se o serviço de pintura, especialmente quando falamos em pintura automotiva, não está sendo desenvolvido em um ambiente controlado, é importante que o profissional tenha discernimento para evitar determinados processos, que podem gerar resultados negativos devido à questões como a umidade do ar e temperatura ambiente.

Entre os modelos de pistola de tinta que trabalhamos na Oxi-Maq, damos destaque a:

https://www.oximaq.com.br/MLB-1741802555-pistola-de-pintura-profissional-hvlp-600ml-14mm-pro-550-pdr-_JM
http://p2l.me/oximaq
http://p2l.me/oximaq
http://p2l.me/oximaq

Curtiu esse conteúdo? Lembre-se sempre que nossa equipe de vendas pode ajudá-lo com mais detalhes, para que você compre a pistola de pintura ideal para a sua necessidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Back to Top