EPI (equipamento de proteção individual) são proteções que o trabalhador tem de utilizar quando desempenha funções que oferecem riscos a sua saúde ou integridade física. É obrigação do empregador fornecer EPIs em excelente estado ao trabalhador todas as vezes que as medidas coletivas de proteção e prevenção à acidentes não forem 100% eficazes.
Esse post foi desenvolvido para que você conheça os principais tipos de EPI, suas funções, além de informações adicionais sobre máscaras de proteção contra Covid-19. Essas informações são de extrema importância e podem evitar uma série de problemas e dificuldades na sua empresa ou oficina.
Quais são os principais tipos de EPI?
As formas principais de diferenciar os EPIs têm relação direta com a parte do corpo que eles protegem. Nesse sentido, é interessante ter em mente que existem particularidades em alguns EPI, sendo que essas especificações são especialmente importantes quando falamos em máscaras de proteção.
É fundamental compreender qual o tipo de EPI necessário para o trabalho sendo desenvolvido no momento, já que a utilização do equipamento inadequado pode ser tão danosa quanto a não utilização.
Os principais tipos de EPI são:
- Proteção auditiva: plugs auditivos e fones de ouvido que abafem o som e evitem danos ao sistema auditivo do trabalhador.
- Proteção respiratória: máscaras diversas (vamos falar um pouco mais sobre máscaras adiante).
- Proteção visual: óculos e viseiras.
- Proteção para mãos e braços: luvas diversas e mangotes.
- Proteção para cabeça: capacetes.
- Proteção para pernas e pés: sapatos, botinas, botas em geral. Nesse aspecto, a segurança envolve tanto a proteção dos pés quanto a capacidade do calçado de ser antiderrapante.
- Proteção contra quedas: cordas, cintos, cinturões.
Quais os tipos de máscara mais importantes? Quais protegem contra Covid-19?
As máscaras de proteção ganharam grande destaque nos últimos meses por causa da pandemia. Um EPI tão importante para a área da saúde quanto para a indústria, as máscaras ajudam a prevenir não apenas doenças, mas também contaminações, intoxicações e outros problemas respiratórios que poderiam afetar o trabalhador.
Nesse sentido, é muito importante entender quais são os tipos de máscara ideais para cada tipo de risco à saúde, especialmente neste momento em que os profissionais de saúde e tantos outros profissionais precisam se arriscar para que serviços indispensáveis continuem sendo desenvolvidos. O uso do EPI adequado pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Os principais tipos de máscaras são:
- Máscara cirúrgica: a máscara Cirúrgica é a peça de EPI mais utilizada no momento. ela e suas variantes menos eficazes ( as máscaras de tecido) são ferramentas indispensáveis para evitarmos a propagação ainda maior da Covid-19 no Brasil. se você quer realmente proteger a sua empresa e seus funcionários, o ideal é comprar máscaras cirúrgicas, como as do link.
- Peça semifacial filtrante: essa já é uma máscara um pouco mais específica, adequada para ambientes contaminados em que a pessoa precisa ficar por mais tempo.
- São importantes de citar também as máscaras com filtros, que combatem a intoxicação por componentes químicos. Muito utilizadas por profissionais de pintura e profissionais de indústrias químicas, algumas possuem filtro de carvão ativado, que absorve os componentes nocivos do ar respirado.
Gostou deste conteúdo? Esperamos que tenha curtido e que esse conteúdo tenha te ajudado a escolher as melhores opções de equipe para a sua equipe.