Descobrir como começar a vender online antes da crise sanitária atual já era importante. Depois dessa crise, passou a ser indispensável. Sua empresa, independentemente do tamanho, precisa criar uma forma de vender online ou vai sofrer ainda mais nesses períodos pelos quais estamos passando.
Será que a sua loja ou empresa está pronta para esse novo modelo de negócios? Acompanhe conosco algumas dicas fundamentais de como começar a vender online, aproveitando o ensejo dessa dificuldade que está sendo colocada para todos os empresários e transformando-a em um motivador para evolução da sua empresa.
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos empresários e ajude a manter o pequeno e médio negócio brasileiro, que tem sido tão castigado neste período de dificuldade.
Antes de tudo, digitalizar
A digitalização do seu negócio já deveria ter começado, mas possivelmente você tem postergado esse processo porque não acreditava que ele trouxesse resultados interessantes a curto prazo.
Esse é o momento. Você não tem mais como escapar da digitalização do seu negócio. Você precisa ao menos de um site e de perfis em mídias sociais. Uma conta oficial de WhatsApp também é bem interessante, além de alguma forma de vender online.
Sua empresa está com caixa baixo? Calma, não se preocupe Existem várias formas de criar essa estrutura básica pagando muito pouco, ou até não pagando nada.
Logicamente, essas não são as melhores ferramentas disponíveis no mercado, mas são suficientes. Sites como Shopee, Mercado Livre e a própria plataforma de vendas do Facebook podem te ajudar a ter um bom começo.
Desenvolva um sistema de logística
Logística é a capacidade de organizar entregas e estoque de forma inteligente, além de outras operações. Ao organizar uma logística inteligente, com fluxo de materiais e produtos constante, você pode aumentar o fluxo de caixa,diminuir o tempo de estoque dos seus produtos e criar, dessa forma, uma política de estoque mais dinâmica para sua empresa.
Dependendo do tamanho da sua operação, pode ser coerente terceirizar totalmente a sua logística, deixando nas mãos de empresas competentes e experientes essa responsabilidade. Agora, se estamos falando de uma operação de pequeno ou médio porte, um contrato com os Correios pode ser mais do que suficiente.
Uma ferramenta inteligente e gratuita que você pode começar a utilizar agora é o Melhor Envio, um site que compara várias empresas de entrega com a informação do que precisa ser entregue. Com essa ferramenta, em uma operação de volume menor, você pode ter maior eficiência e cobrar menos nos fretes, o que é um grande diferencial de mercado.
Crie uma boa comunicação com seus clientes
Se estamos falando de começar a vender online, é importantíssimo que a força de vendas e os departamentos de atendimento ao cliente estejam todos alinhados com essa nova possibilidade. Mesmo que não estejamos falando de uma empresa que passa a operar 100% online, é fundamental que exista uma comunicação ágil e eficaz.
Seu site tem um Fale Conosco com um e-mail? É importante que esses e-mails sejam respondidos o mais rápido possível, assim como mensagens via mídia social e outros meios de comunicação do seu cliente com você.
Lembramos também que o pós-venda pode ser uma boa ferramenta para o sucesso das suas vendas online.
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